quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Espiritualidade e o Envelhecer.

A velhice, por ser considerada a última etapa do desenvolvimento humano, traz um processo natural de reflexão, principalmente no que diz respeito à saúde e à morte que se aproxima. Nesse sentido, a espiritualidade fornece amparo para que o idoso procure as respostas racionalmente inexplicáveis sobre os fenômenos da vida, se afastando das explicações pautadas na ciência e na tecnologia.  A fé é utilizada muitas vezes  para superar os momentos difíceis da vida do idoso, superando as possibilidades de solução do indivíduo.

A espiritualidade introduz uma ruptura entre o natural e o sobrenatural. É dessa forma uma força que habita o ser, possuindo cunho emocional, que dá esperança de um mundo e de uma vida melhor diante dos problemas decorrentes do processo de envelhecer. É na espiritualidade que muitos idosos depositam suas forças, suas expectativas e desejos diante da vida, e é através dela que eles renovam a esperança de nascer a cada dia, superando todos os obstáculos. Significados são atribuídos através da espiritualidade, onde as respostas e os acontecimentos são ocasionados devido a uma força maior que comanda o universo.

Vocês sabiam que ela também pode atuar como medida preventiva e curativa no envelhecimento? Estudos apontam que a espiritualidade pode estimular estilos de vida mais saudáveis e encorajar o engajamento no tratamento de certas doenças por fornecer a esperança de um dia melhor, onde através de uma força suprema os problemas da terra podem desaparecer e ultrapassar o saber do médico, mostrando assim que existe uma associação positiva entre espiritualidade e envelhecimento. Porém, para pessoas de terceira idade que expressam uma espiritualidade, o ideal é que haja um equilíbrio entre ela e a medicina, para que o apoio recebido esteja mais solidificado, e uma não opere me detrimento da outra. É importante salientar que a espiritualidade pode dar sentido a vida dos idosos, uma vez que, diante da visão negativa dada ao envelhecimento, muitos idosos se acham inválidos.


Portanto, por mais que a ciência ajude o idoso a saber envelhecer, não devemos desconsiderar o papel da espiritualidade nesse processo. Não é questão de defesa, e sim de reconhecimento! Seja qual for a religião e a crença, a espiritualidade ajuda a você idoso, a vivenciar o envelhecer de uma maneira mais positiva, sabendo que mesmo durante essa etapa, pode contar com uma força maior que pode superar os impasses da vida. A espiritualidade promove ressignificação até mesmo do modo do idoso ver a morte mudando sua postura, sabendo envelhecer.  
                               
O que acharam? A espiritualidade já os ajudou a superar um momento difícil? Compartilhe suas experiências conosco!
Estamos ansiosas pelos comentários.

Até logo, queridos leitores!
Atenciosamente,
Jéssica, Joana, Laíse, Marjara e Suzani.


Referências Bibliográficas:
Maciel Araújo, M. F., Almeida, M. I. d., Lopes Cidrack, M., Carvalho Queiroz, H. M., Secundino Pereira, M. C. & Linhares Carneiro Menescal, Z. (2008). O papel da religiosidade na promoção da saúde do idoso. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 21(3) 201-208. Recuperado http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40811358008
Papalia, Diane E; Olds, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano / Human development. Porto Alegre; Artmed; 2000. 684 p. ilus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário