quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Religiosidade e Espiritualidade

Olá leitor,
Nossa postagem de hoje fala sobre espiritualidade e religiosidade... 
você já ouviu falar sobre isso alguma vez? Mas sabe a diferença entre eles? Então... vamos esclarecer um pouco esses conceitos? Pois muita gente anda confundindo eles por aí. 
A espiritualidade remete a uma reflexão sobre, enquanto que a religiosidade remete a uma relação com.


A espiritualidade compreende algo que vai além de ideologias, dogmas ou instituições religiosas, funcionando como um recurso interno do indivíduo, que pode ser acionado pelo contato com a natureza, com as artes, com a experiência de doação de si ou com o engajamento em causas que visam o bem coletivo. Podemos considerar a espiritualidade, então, como “o conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material, com a suposição que há mais no viver do que pode ser percebido ou plenamente compreendido, remetendo a questões como significadas e sentidas da vida, não se limitando a qualquer tipo de crença ou prática religiosa”.
Então, percebemos que a espiritualidade vai além da religiosidade, não é mesmo?

E o que é a religiosidade? São os comportamentos e crenças associados à religião. Essa palavra vem do latim religare, que significa religar, restabelecer a relação entre Deus e os homens. Além do que, as religiões possuem um código de ética que rege o comportamento e dita valores morais. Para muitos idosos a religião e crença professadas são fontes de alívio, otimismo e esperança, pois creem que os preceitos juntamente com a fé, são capazes de amenizar os sofrimentos ou problemas, como doenças, por exemplo.


E então amigo leitor, deu pra esclarecer?

Até logo e obrigada pela visita!


Atenciosamente,
Jéssica, Joana, Laíse, Marjara e Suzani.


Referências Bibliográficas:
Freitas, A. C. (2010). Espiritualidade e Sentido de Vida na Velhice Tardia. Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário