quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Religião Como Rede de Apoio Social




O Brasil é um pais que desde é sua colonização expressa grande teor religioso. No censo demográfico do IBGE de 2010, 92% das pessoas declararam-se adeptas a uma religião, onde 96% são idosos.  É importante observar que em toda a população brasileira as mulheres são mais adeptas à religião que os homens, e nos idosos isso se repete. Em 2003, a proporção de mulheres e homens que professavam alguma religião era de 55,9% e 44,1%, respectivamente, confirmando mais uma vez a predominância do sexo feminino.

A prática religiosa pode ajudar o idoso a se inserir em um contexto social que o proporcionará a construção de novos vínculos e consequentemente de uma rede de apoio social. Ao frequentar grupos religiosos o sujeito idoso pode desenvolver o sentimento de pertencimento de grupo, o que pode trazer benefícios para sua saúde e qualidade de vida. Dentre os grupos de idosas, que sofrem influência da religião em sua composição, podemos citar o Grupo de Idosas Irmã Leocádia.



O grupo de idosas Irmã Leocádia se reúne nas tardes de sábado, localizado na Rua General Gustavo Cordeiro de Faria, nº 377, Petrópolis na cidade de Natal/RN, sendo gerido pela Sociedade Espírita de Cultura e Assistência. Durante essas tardes, elas vão chegando e pegando seus crachás, se sentando em cadeiras para fazer uma rápida oração, escutam o evangelho, cantam, recebem os passes e então seguem realizando as atividades da tarde. Tem forró, aula, e esporadicamente há consulta com uma médica voluntária ou ficam pelo pátio reencontrando os amigos e conversando. Depois de tudo isso, é oferecido um lanche para as idosas. Em datas especiais,  o grupo oferece presentes de aniversário, que é um kit papa, e no dia do idoso eles entregam uma cesta com alguns produtos e em algumas outras ocasiões eles tentam fazer alguma coisa mais especial para os idosos.

Através do grupo, as idosas criaram um espaço de interação social que as ajudam a vencer os frequentes problemas cotidianos. Por meio da oração, elas passam por um processo de reflexão que as fazem continuar a viver a vida com alegria. Elas relatam a importância do grupo em suas vidas ao afirmar que é o momento mais esperado da semana, pois sabem que poderão reafirmar a sua fé, além de interagir com as amigas que dão apoio imprescindível. O grupo espirita proporciona a essas idosas momentos de lazer e de segurança através da rede de apoio social que é construída através desse espaço. É válido ressaltar que grupos religiosos, em geral, possuem um apelo social bem marcado.

Portanto, a religião proporciona uma socialização que faz bem ao idoso! Você idoso, engaje-se em grupos, aumente sua rede de apoio social e lazer, reflita sobre a vida e a aproveite pois a velhice é apenas mais uma etapa da vida. Saiba Envelhecer!!
Abaixo, uma pequena demonstração de um dos momentos do Grupo de Idosas Irmã Leocádia:




Atenciosamente,
Jéssica, Joana, Laíse, Marjara e Suzani.



Referências bibliográficas:
COSTA, F. B. (2012). Espiritualidade, Religiosidade e Qualidade de Vida em Idosos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Geriatria e Gerontologia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Recuperado em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3576/1/000447527-Texto%2BCompleto-0.pdf
FERREIRA, H. G.; LIMA, D. M. X S.; ZERBINATTI, R. (2012). Atendimento Psicoterapêutico Cognitivo-Comportamental em Grupo para Idosos Depressivos: Um relato de experiência. Revista da SPAGESP, 13(2), 86-101. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v13n2/v13n2a10.pdf
JARDIM, V. C. F. S.; MEDEIROS, B . F.; BRITO, A. M. (2006). Um olhar sobre o processo do envelhecimento: a percepção de idosos sobre a velhice. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro,  v. 9,  n. 2,   2006 .   Recuperado em http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232006000200003&lng=pt&nrm=iso

Nenhum comentário:

Postar um comentário